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Arquitetos: iredale pedersen hook architects
- Área: 1421 m²
- Ano: 2019
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Fotografias:Peter Bennetts
Descrição enviada pela equipe de projeto. A Residência Estudantil City Beach acomoda até 66 alunos do interior, matriculados em programas seletivos do ensino médio para alunos superdotados e talentosos, em algumas das melhores escolas de Perth. As novas instalações residenciais oferecem espaços de ensino e aulas após o expediente escolar, combinados com recreação, refeitório, ginásio, administração e espaços para conferências. O volume foi implantado sobre um platô com declive acentuado próximo à praia, com vistas distantes da cidade e imediatamente adjacente ao Bold Park. O projeto aproveita essas oportunidades, equilibrando as paisagens da cidade e da praia, além de vistas relaxantes para o parque.
As novas instalações de ensino e recreação abrangem uma árvore Ficus madura, que faz parte do domínio público e do contexto da rua, além de atuar como uma figura reconfortante e familiar para as fronteiras do país. O Ficus protege o volume do forte sol do oeste, oculta o edifício da rua residencial, predominantemente de pequena escala, e configura um jardim lateral instantâneo para o interior das instalações.
O edifício se estende ao redor da árvore para formar um pátio voltado para a ensolarada face norte, protegido da rua e dos ventos intensos do sudoeste, criando uma separação acústica para as residências adjacentes. O pátio é o principal espaço externo de recreação, cercado pelo antigo prédio da administração ao norte. Os arquitetos paisagistas da CAPA trabalharam em estreita colaboração com os arquitetos do projeto, projetando paredes de blocos de concreto esculpidas e fluidas, combinadas com o paisagismo nativo. Estes elementos protegem parcialmente o edifício existente e fornecem assentos interativos e elementos de escalada. O espaço é cercado a leste por um bosque de eucaliptos e em primeiro plano pela escultura azul espiral de Jon Tarry.
A planta do pavimento térreo é formada pelo desejo de obter vigilância passiva desde a recepção até os espaços dos alunos. Os parâmetros do local de privacidade, a árvore existente, o lote com declive acentuado e o prédio administrativo existente, combinados ao requisito, resultaram em um arranjo de planta dinâmica em formato de arco. Esta configuração permite que os funcionários mantenham uma visão vigilante, enquanto mantêm uma distância respeitosa dos residentes adolescentes.
A planta com conceito aberto também permite que os alunos observem passivamente os outros, mantendo uma interação social enquanto se sentem seguros. Além disso, tal estratégia encoraja a reunião e a comunicação informal, enquanto permite o ensino formal, bem como os treinamentos. Os materiais externos fazem referência às casas modernistas dos anos 1960, com detalhes em blocos robustos e delicados, filtrando o sol e criando intimidade nos quartos internos. Os blocos vazados na parede de entrada atuam como uma medida abstrata de tempo, que se relaciona com o movimento do sol.
O local está dentro de uma área sujeita a incêndios, e parte do lote é de título nativo. O consultor cultural Whadjuk foi contratado para avaliar todos os itens encontrados, quanto ao valor cultural, catalogados e armazenados. O lote pequeno e restrito foi preparado para uma futura ampliação adjacente, isolando os serviços da escola, estendendo os limites do local e fornecendo novas vias de acesso para a escola internacional.